QUAIS OS TIPOS DE HÉRNIAS?
As hérnias inguinais são as mais frequentes e ocorrem na região da virilha, sendo mais prevalentes em homens do que em mulheres.
Já as hérnias umbilicais, como o próprio nome sugere, desenvolvem-se na área da cicatriz umbilical. Embora associadas à gravidez, é comum que algumas pessoas as tenham desde a infância, caracterizando o conhecido "umbigo em botão".
Além disso, há as hérnias incisionais, que surgem em locais de cicatrizes de cirurgias prévias. Existem também outros tipos menos frequentes de hérnias abdominais, que podem surgir em diferentes regiões do abdome e não estão relacionadas a procedimentos cirúrgicos anteriores.
PRECISO OPERAR?
Na maioria dos casos, a cirurgia é SIM indicada para o tratamento de hérnias devido ao risco de ENCARCERAMENTO. Essa situação ocorre quando os elementos intra-abdominais ficam presos e não conseguem retornar para dentro do abdômen e isso pode levar à uma lesão do órgão e agravar o quadro.

No entanto, a abordagem terapêutica deve ser individualizada para cada paciente. Em algumas situações, o acompanhamento regular em consultório pode ser suficiente, sem necessidade imediata de intervenção cirúrgica.
Quando a cirurgia é indicada, ela pode ser realizada de três maneiras: via aberta ou convencional, por laparoscopia (vídeo) ou por cirurgia robótica. Cada técnica apresenta suas próprias indicações e características distintas, sendo o cirurgião responsável por, em conjunto com o paciente, determinar a abordagem mais adequada para o caso específico.
![[Roberta] Logo Horizontal Completa - Branca.png](https://static.wixstatic.com/media/ff31c5_dc4a9b4db757467b892f6745664077c6~mv2.png/v1/fill/w_486,h_89,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BRoberta%5D%20Logo%20Horizontal%20Completa%20-%20Branca.png)




_edited.jpg)